semlactosegluten.blogspot.com.br Receitas de fácil execução para as refeições do dia a dia de quem tem intolerância a glúten e/ou a lactose
Lançamento da 4ª Edição
É com grande alegria que venho comunicar o lançamento da 4ª Edição do livro "Comer Bem sem Glúten e
sem Lactose" revista e aumentada.
Nessa nova edição, além das 227 receitas que já faziam parte do livro, foram agora acrescentadas à 4º Edição as receitas mais novas, que são 19.
Temos então um novo livro com 246 receitas sem glúten e sem lactose, do que muito me orgulho.
Espero que todos possam aproveitá-las e comer bem e gostoso, apesar das intolerâncias alimentares que possam ter.
Apesar de ter crescido no Rio, sou mineira; lá, naquele mar de morros estão minhas raízes. e dessas raízes fazem parte as quitandas de Minas que povoam minhas lembranças.
Por isso, ao me deparar com as intolerâncias alimentares que passaram a fazer parte da minha vida, foi lá, em Minas que fui pesquisar as receitas que poderia copiar ou modificar, e as que poderia criar a partir dos ingredientes por lá utilizados no antigamente, quando o trigo não era tão usado quanto hoje.
O leite é mais fácil, hoje temos uma variedade grande de alternativas: de arroz, de castanha, de soja, de coco etc.
Por isso, a partir da 68ª receita deste blog, a da Broa Vitória, serão incluídas muitas quitandas que foram trazidas a partir dessa pesquisa.
Abraços!!
terça-feira, 21 de abril de 2015
Informações sobre a Doença Celíaca
A doença celíaca é a intolerância permanente ao glúten. Apesar de se manifestar geralmente na infância pode surgir em qualquer idade. Os alimentos que contém glúten são o trigo, a aveia, o centeio, a cevada e o malte.
Para que o portador da doença celíaca viva bem, é necessário retirar radicalmente o glúten da alimentação, o que não é nada fácil. Os alimentos permitidos são:
Arroz, feijão, lentilha, grão de bico, milho, gorduras, óleos, azeite, sal, açúcar, legumes, hortaliças, frutas, ovos, leite ( os sem lactose caso haja também intolerância à lactose), carnes em geral, biscoitos de polvilho ou de maisena, de fécula de batata, araruta. Prestar atenção se os biscoitos forem industrializados porque podem conter trigo.
Muito cuidado com as refeições feitas em restaurantes, a farinha de trigo é muito utilizada para engrossar feijão, caldos e molhos.
Por causa de todas essas dificuldades é que venho desenvolvendo ou selecionando receitas sem glúten e sem lactose, para dessa forma conseguir ajudar a tantas pessoas que sofrem com essa condição de intolerância alimentar.
Podem fazer as receitas desse blog ( e as do livro) sem nenhum receio. Elas
são completamente livres de glúten e de lactose.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário