Gente, vocês não têm idéia de como é difícil descobrir, inventar, mudar, enfim cozinhar gostoso sem utilizar nada que contenha glúten e nem lactose.
É uma sequência de tentativas e erros, todo mundo achando que dessa vez não deu certo, novas tentativas, e, finalmente a alegria de ver que agora sim, deu certo! As pessoas elogiando, os pratos vazios e a alegria de ter vencido as dificuldades.
Até que, tenho que ser sincera, quando se trata de bolos e pratos salgados não é muito difícil inventar ou modificar as receitas antigas, muitas delas de família. Antigamente não se usava tanto e só o trigo como hoje. As massas para tortas, biscoitos e sobremesas em geral dão um pouco mais de trabalho, mas logo se consegue ver onde está o problema.
Agora, os pães... esses são verdadeiros desafios, às vezes dá - literalmente - vontade de chorar e desistir: ou eles não crescem, ou ficam duros (o glúten é que faz os pães crescerem e ficarem fofinhos), ou ainda esfarelam todos, apesar de o sabor ser bom, porque as farinhas sem glúten são mais secas. Aí a gente desanima, depois ri, depois tenta de novo, até que finalmente dá certo e eu posso então transcrevê-la aqui - mas só depois de muita gente provar e aprovar!
Foi assim com esse pão cuja receita darei a seguir: foram quatro tentativas antes que ficasse bom. Quatro trocas de farinhas e de medidas até que ele se apresentasse a nós assim, macio e gostoso.
Façam bom proveito!
Pão de Mandioca com Quinoa e Amaranto
500gr. de mandioca crua
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
3 ovos
3 colheres de sopa bem cheias de Becel
1 xícara de farinha de quinoa
1/2 xícara de farinha de amaranto
1/2 xícara de linhaça em grãos
2 colheres de sopa de fermento em pó
Ralar a mandioca e depois lavar bem em uma peneira para tirar o amido, torcer em um pano, soltá-la com os dedos para que fique uma farinha molhada.
Colocar o açúcar, o sal, mexer bem, colocar os ovos 1 a 1 batendo um pouco,o Becel, depois as farinhas e por último o fermento. Levar para assar em uma assadeira untada com Becel e polvilhada com farinha de quinoa. Passar gema de ovo sobre o pão antes de assar.
semlactosegluten.blogspot.com.br Receitas de fácil execução para as refeições do dia a dia de quem tem intolerância a glúten e/ou a lactose
Lançamento da 4ª Edição
É com grande alegria que venho comunicar o lançamento da 4ª Edição do livro "Comer Bem sem Glúten e
sem Lactose" revista e aumentada.
Nessa nova edição, além das 227 receitas que já faziam parte do livro, foram agora acrescentadas à 4º Edição as receitas mais novas, que são 19.
Temos então um novo livro com 246 receitas sem glúten e sem lactose, do que muito me orgulho.
Espero que todos possam aproveitá-las e comer bem e gostoso, apesar das intolerâncias alimentares que possam ter.
Apesar de ter crescido no Rio, sou mineira; lá, naquele mar de morros estão minhas raízes. e dessas raízes fazem parte as quitandas de Minas que povoam minhas lembranças.
Por isso, ao me deparar com as intolerâncias alimentares que passaram a fazer parte da minha vida, foi lá, em Minas que fui pesquisar as receitas que poderia copiar ou modificar, e as que poderia criar a partir dos ingredientes por lá utilizados no antigamente, quando o trigo não era tão usado quanto hoje.
O leite é mais fácil, hoje temos uma variedade grande de alternativas: de arroz, de castanha, de soja, de coco etc.
Por isso, a partir da 68ª receita deste blog, a da Broa Vitória, serão incluídas muitas quitandas que foram trazidas a partir dessa pesquisa.
Abraços!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário