Amasse com um garfo um tofú (queijo de soja) pequeno, regue com azeite, misture orégão, manjericão, azeitonas picadas e passas (se gostar) e reserve.
Corte 3 abobrinhas ao meio - no sentido do comprimento - e escave retirando a polpa central junto com as sementes. Reserve.
Coloque as abobrinhas, que agora parecem umas barquinhas, em uma panela com água e sal para dar uma ligeira aferventada e ficarem um pouco mais macias.
Coloque um pouco da água do cozimento em um pirex onde serão sevidas as abobrinhas.
Refogue em azeite com cebola batidinha, além de alho e sal, a polpa retirada anteriormente. Misture esssa polpa já refogada com o tofú temperado formando uma pasta macia; caso sobre pasta de tofú guarde na geladeira e use como patè...
Preencha as barquinhas de abobrinha com esta pasta, regue com um fio de azeite, e leve ao forno para que as abobrinhas terminem de cozinhar. Ao retirar do forno enfeite com salsa e cebolinha picadas.
Sirva em seguida.
semlactosegluten.blogspot.com.br Receitas de fácil execução para as refeições do dia a dia de quem tem intolerância a glúten e/ou a lactose
Lançamento da 4ª Edição
É com grande alegria que venho comunicar o lançamento da 4ª Edição do livro "Comer Bem sem Glúten e
sem Lactose" revista e aumentada.
Nessa nova edição, além das 227 receitas que já faziam parte do livro, foram agora acrescentadas à 4º Edição as receitas mais novas, que são 19.
Temos então um novo livro com 246 receitas sem glúten e sem lactose, do que muito me orgulho.
Espero que todos possam aproveitá-las e comer bem e gostoso, apesar das intolerâncias alimentares que possam ter.
Apesar de ter crescido no Rio, sou mineira; lá, naquele mar de morros estão minhas raízes. e dessas raízes fazem parte as quitandas de Minas que povoam minhas lembranças.
Por isso, ao me deparar com as intolerâncias alimentares que passaram a fazer parte da minha vida, foi lá, em Minas que fui pesquisar as receitas que poderia copiar ou modificar, e as que poderia criar a partir dos ingredientes por lá utilizados no antigamente, quando o trigo não era tão usado quanto hoje.
O leite é mais fácil, hoje temos uma variedade grande de alternativas: de arroz, de castanha, de soja, de coco etc.
Por isso, a partir da 68ª receita deste blog, a da Broa Vitória, serão incluídas muitas quitandas que foram trazidas a partir dessa pesquisa.
Abraços!!